Palestra da Dra. Adriana (Engenharia e Toxicologia)
A aula do dia 09/06/2016 do curso de Introdução a engenharia elétrica foi ministrada pela Dra. Adriana Schalkwijk Ribeiro, no auditório do CERIn as 16:00. O título da apresentação foi Engenharia elétrica e Toxicologia. Formada em medicina pela Universidade de Pernambuco, mestrado e doutorado em renomadas faculdades internacionais, a Dra. fez a gentileza de falar um pouco sobre sua experiência na área, bem como alertar e conscientizar os alunos do curso sobre a situação atual do mundo no que se diz a gestão de resíduos.
Como candidatos a futuros engenheiros por vezes nos preocupamos com a construção de novos equipamentos, ferramentas, desenvolver cada vez mais a tecnologia conhecida, tornar os computadores mais rápidos, mais eficientes. Preocupação que por vezes é restrita a etapa de projetos até sua construção/venda, não importando o que será desse equipamento quando perder sua utilidade, onde o mesmo será descartado, ou como poderia ser reaproveitado. A quantidade de resíduos elétricos/eletrônicos é cada vez maior, e o meio ambiente não consegue metabolizá-los, uma vez que nestes contem um grande número de substâncias tóxicas, gerando impactos ambientais e sociais muito negativos.
A Dra Adriana comentou sobre os NPL(national priorities list), uma lista de prioridades nacionais, regiões restritas, que foram afetadas pelo depósito/descarte de resíduos tóxicos, chega a ser assustador o impacto de materiais tóxicos no organismo humano, citando por exemplo a influência do chumbo, segundo o site: https://www.ecodebate.com.br/2011/08/01/metais-toxicos-e-suas-consequencias-para-a-saude-humana-artigo-de-frederico-lobo/ (acesso 19/06/2016), está ligado ao câncer de pele e/ou pulmão, afeta o sistema nervoso central de acordo com o tempo de exposição e pode causar diversas síndromes: síndrome encéfalo-polineurítica, síndrome astênica, síndrome hematológica, sindrome renal, síndrome do trato gastrointestinal, síndrome cardiovascular, síndrome hepática. Chumbo que está contido nos equipamentos celulares, que hoje em dia praticamente todos no Brasil possuem um.
Os impactos sócio ambientais são claros e preocupantes, nesse sentido a palestra da Dra. Adriana foi muito informativa e produtiva, uma vez que abre nossos olhos para os problemas que enfrentaremos como profissionais e nos conscientiza, de modo a pensarmos no que produzimos como um todo, até mesmo no seu descarte, de forma a tentar minimizar o máximo possível os impactos ambientais e zelar pelo nosso meio ambiente, uma palestra que também proporciona um crescimento proporcional, mas acima de tudo um crescimento pessoal, nos mostra a importância de zelar pelo ambiente em que vivemos e consequentemente pela nossa saúde, o grupo agradece a disponibilidade e comprometimento da palestrante.
Comentários sobre o artigo "The Inner Ring" de C.S. Lewis
CS Lewis descreve o desejo comum de muitas pessoas de ser aceito dentro do “THE INNER RING” de qualquer grupo importante para nós no momento. Se sentir "excluídos" ou "de fora" é miserável. No entanto, o desejo de estar "dentro" pode nos fazer dizer coisas que de outra forma não diríamos ou não dizer coisas que deveríamos dizer. Este desejo de estar no interior de qualquer grupo que aspira a se juntar pode afetar nossos relacionamentos no trabalho, na comunidade e na igreja.
Teremos que enfrentar certas escolhas, encruzilhadas que podem nos enviar para baixo uma estrada ou outra, para a virtude ou em direção ao vício. Talvez estaremos cumprindo com nosso chefe e ouvindo algo antiético e a promoção parece depender de fazer as coisas desta maneira.
Se cedermos a esse primeiro compromisso, podemos chegar em outro lugar. Há um velho ditado que diz: "Semeie um pensamento, colha um ato; semeie um ato, colha um hábito; semeie um hábito, colha um caráter; semeia um caráter, colha um destino." Esse primeiro ato de compromisso moral pode nos levar a novos atos para que se torne um hábito que molda o nosso caráter e destino.
Lewis diz que nosso compromisso pode, eventualmente, "acabar em um acidente, um escândalo, e servidão penal: isso pode acabar em milhões, um título de nobreza, e dando prêmios em sua antiga escola. Mas seremos um canalha." Esse primeiro e pequeno compromisso pode levar uma pessoa pouca inocente por um caminho à corrupção real.
Lewis comenta que encontraremos insatisfação de conseguirmos o que desejamos enquanto estivermos regidos por esse desejo que nunca vamos conseguir o que desejamos. “Estamos tentando descascar uma cebola; se tivermos sucesso não sobrará nada. Até que vencemos o medo de sermos um estranho, um forasteiro permanecerá”.
O ímpeto inicial de excitação não vai durar. Mais cedo ou mais tarde vamos ter que procurar um novo “anel” para entrarmos. Devemos fazer o bem e um excelente trabalho que irá nos colocar no círculo que realmente importa. Como Lewis diz: “A busca do anel interno vai quebrar seus corações, a menos que você quebrá-lo. Mas se você quebrá-lo, um resultado surpreendente se seguirá. Se em suas horas de trabalho você fizer o trabalho até o fim, você vai encontrar-se presentemente todos de surpresa no interior do único círculo em sua profissão que realmente importa. Você será um dos artesãos de som, e o outro artesão de som saberá”.
Esta abordagem não pode levar a fama, fortuna ou influência. Mas vai levar à respeito de quem sabe o campo. Prosseguindo um bom trabalho, muitas vezes, levará a amizades ou pessoas que vêem as mesmas verdades e valorizam as mesmas coisas. Iremos encontrar este círculo não exclusivo, no mesmo sentido que antes, mas inclusive daqueles que agarram estes frutos e valores comuns.
Por isso, é melhor não solicitar a admissão aos momentos gloriosos da idade. Mas não porque eles estão sobre nossas cabeças ou além de nós. Em vez disso, podemos não estar bom o suficiente para resistir às tentações envolvidos em estar no poder ou estar perto do poder. Acima de tudo, devemos concentrar em fazer o nosso trabalho bem e deixar os resultados cuidar de si mesmos.
Leandro Martins Fernandes
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O escritor, inicialmente, endereça o texto aos estudantes universitários e que é um aviso atemporal. Lewis faz um trabalho aprofundado em explicar como ser parte do “anel interno” consome a vida de muitos adultos. Ele ressalta que toda comunidade, empresa, escola, que quer tipo de convívio tem seu anel interno, no qual quem está dentro quer se manter em suas posições e quem está fora deseja desesperadamente entrar neste anel.
Lewis ressalta que este “anel interno” é inevitável, mas que não significa que deve se ir contra eles, protegendo-nos. Primeiramente sabendo da existência do anel e faz parte da unidade humana estar dentro dele, questionarmos nós mesmo sobre nossos motivos. Após isto manter se em guarda contra todas maneiras sutis de quem está dentro corromper de quem quer entrar, então realizar seu trabalho para o bem próprio e assim ele irá produzir bons frutos, e finalmente, no seu tempo livre, está com pessoas que te façam sentir confortável e segura.
Lewis também nós alerta que não importa que estamos no anel interior, sempre descobriremos que há um anel que estamos fora, assim entrando em um ciclo no qual jamais “alcançaríamos a felicidade”. Por fim Lewis nos dá um aviso “A busca do anel interno vai quebrar seus corações, a menos que você quebrá-lo."
Igor Salgado Godoy
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Logo no fim do artigo, Lewis nos avisa “A busca do anel interno vai quebrar seus corações, a menos que você quebrá-lo." Na nossa vida, existirão "anéis", que basicamente são grupos que para nós são importantes. Mas muitas vezes poderemos nos sentir excluidos, e na buscar de fazer parte deste anel podemos acabar nos desviando para uma estrada errada, na qual o objetivo será alcançado mas você será um "canalha". Sempre descobriremos que há um anel que estamos fora, assim entrando em um ciclo no qual jamais “alcançaríamos a felicidade”.
Seguindo a estrada correta, você acabará encontrando pessoas como você e fazendo amigos de verdade, descobrindo assim que o anel não é exclusivo, mas sim repleto daqueles que agarram estes frutos e valores comuns . Faça uma bom trabalho e deixe que os resultados virão.
Bruno Bravo
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No artigo, Lewis fala de “anel”, círculos, grupos, turmas, que se formam através da convivência humana de forma natural. E todos nós participamos de vários desses grupos. Mas, existem dois tipos de círculos. O primeiro é aquele formado pelo amor em comum. O que reúne as pessoas é o prazer em fazer algo divertido juntos, a partir de suas paixões em comum. Já o segundo tipo de círculo é aquele que atribui uma exclusividade para quem participa. Nesses grupos, não raro a graça de participar é a suposta superioridade que ser membro confere em relação às outras pessoas. São grupos excludentes, os chamados “Inner Ring”. Segundo Lewis, essa vontade de pertencer ao círculo para ganhar um rótulo qualquer é a principal causa das nossas maldades cotidianas. O escritor é bem realista: dificilmente alguém vai aparecer na nossa frente com um saco de um milhão de dólares e tentar nos corromper. Mas quantas maldades, quantas grosserias todos nós já cometemos para sermos aceitos em grupos assim. A fome de status, a vontade de ganhar um atestado de intelectual, de bem-sucedido, seja o que for, desperta o pior em nós. Tudo para se ajoelhar no altar de algo vazio e sem significado: afinal, aquelas pessoas não estão reunidas pelo amor a algo, mas para disfarçar o seu próprio vazio.
Lewis fecha o texto explicando que a busca por esses rótulos é como o castigo das Danaides: encher eternamente um vaso furado. Ele dá o exemplo do violinista que quer pertencer à Orquestra de Câmara da sua cidade. Se ele quer entrar para ter um salário fixo, tocar com bons músicos e trabalhar um repertório que o fascina, será feliz. Se o instrumentista quer apenas se exibir por aí dizendo que toca naquela orquestra, logo sua felicidade de ter entrado se converterá em amargor. Citando o texto de Lewis: “Until you conquer the fear of being an outsider, an outsider you will remain.” Interpretando o original, pode-se dizer que enquanto você não derrotar o medo de se sentir rejeitado, você continuará se sentido sempre aquém. Quando não tiver mais esse medo, o tonel se quebrará e virá a paz. Ao invés de tentar se engrandecer, descobrirá que a verdadeira realização é ser exatamente aquilo que se é, e fazer o que se faz pelo amor às coisas em si mesmas.
Isabella Fortes
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O artigo disponibiliza a forma de pensar como a sociedade está convivendo com os fatos ocorridos em seu cotidiano, algo já opiando pelo autor a muito tempo que vem caminhando juntamente com o nosso modo de SER desde o tempo antigo até os dias atuais , porém não são considerados como ‘assuntos atuais’.
Considerando que em um exército existem dois tipos de hierarquia diferentes “Um general é sempre superior a um coronel, e um coronel a um capitão”, isto levando nos fatos “atuais” determina como o nossa sociedade se comporta, sempre teremos um elemento de maior “valor” que nós mesmo, e nunca seremos aceito de forma explicita dentro deste meio “anel interno”, porém sempre há pessoas que estão do lado de dentro, outras do lado e muitas que estão na fronteira “ em cima do muro” e quando se está dentro você se depara que ainda existe algo elementar tem mais “anel interno” dentro desde mesmo anel.
A sociedade se compara como um anel contendo ‘n- anéis’ e estes não são inevitáveis e de fato não é considerado apenas algo ruim pois dentro deste meio proporciona crescimento pessoais como obter amizades por estar em conjunto o tempo todo.
Toda pessoa sabe como que é o mundo tendo lutas, competições, confusões, decepção e claro corrupção, o momento em que convivemos com estas lutas o mais difícil de se combater atualmente é a corrupção que é o nosso estado atual brasileiro, e para não ser passado de geração para geração temos que tomar decisões precisas e imediatas para evitar este comportamento da HIERARQUIA.E por mais que tentamos em ser diferentes nós sempre teremos os ingredientes para se tornar o que somos como o exemplo de se moldar perante a sociedade para se encaixar dentro do “anel interno” e quando estiver dentro, a possibilidade de se tornar mais difícil para os próximos a quererem entrar é extremamente grande.
Everton Pereira Benedito
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Engenharia não se trata apenas de tecnologia, mas também de pessoas, como elas se relacionam, quais seus interesses, antes de tudo um engenheiro é um ser humano. Nesse sentido o Artigo The Inner Ring se faz muito interessante e instrutivo, pois além das relações hierárquicas formalizadas e escritas, também considera a forma com que as pessoas se organizam, conforme seus interesses em ciclos internos, sem a necessidade de algo escrito ou formal, apenas tentamos adentrar esses ciclos, algo natural do ser, de forma a fazermos parte de um todo.
João Bosco
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No artigo Lewis fala sobre a aspiração das pessoas em ser aceito para um "Inner Ring" para se sentir importante, mas quando se sentem excluídos é lastimável. A vontade de ser aceito pode te levar para um caminho errado, tal caminho te levará a seu objetivo, mas se tornará um "canalha". Essa busca pela aceitação pode se tornar algo sem fim, pois existem n-anéis. Será como encher eternamente um vaso furado.
Precisamos fazer o bem, optar pela ética, percorrendo o caminho correto. Assim faremos um bom trabalho e vamos nos identificando com as pessoas certas, com valores em comum, fazendo verdadeiros amigos.
Pedro Passos
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No artigo o autor chamado C. S. Lewis coloca em pauta o assunto de “anel” que para nós é possível se compreender como grupos de interações sociais. Para ilustrar isso, o autor nos dá como exemplo uma parte do livro chamado “War and Peace” de Leon Tolstói, onde há personagens interagindo entre eles em uma sala do exército.Na cena vemos um personagem chamado Boris , um soldado de patente baixa, que percebe dois tipos relações distintas ocorrerem no local, uma regida pelas normas do exército( presente na conversa entre o general russo e o príncipe) e uma conversa mais humana regida por algo que ele não sabia definir ( que acontecia entre ele e o príncipe).
A partir deste exemplo o autor tece sua teoria sobre as relações e nos diz que participamos de inúmeros destes grupos em nossas vidas. O autor separa isso em dois grupos, o primeiro é formado pelo amor em comum, já o segundo é o grupo onde há um tipo de benefícioentre os frequentadores.
O primeiro grupo é baseado nas relações de amor e confiança dos integrantes, onde o que reúne cada uma delas é o prazer em realizar alguma atividades em conjunto, a partir de suas paixões em comum. Este grupo se caracteriza por maior fidelidade e transparência nas relações.
Já o segundo grupo, a participação das pessoas acontece graças ao suposto benefício e superioridade que os integrantes detém, em relação aos que não fazem partes da corrente. O autor nomeia este grupo como “Inner Ring”. De acordo com Lewis o anceio de pertencer a estes grupos excludentes, se baseia na necessidade da aceitação e alcançar status (geek, cool, intelectual, etc).
O autor afirma que para termos acessos a estes grupos, os seres acabam se corrompendo o que de acordo com o Lewis é a principal fonte de ações maldosas. Não que alguém chegue oferecendo bens materiais para que façamos algo ruim, porém muitas vezes nós abdicamos de nossa moral, no intuito de agradar as pessoa do Inner Ring. Podemos deixar de falar com amigos, renegar parentes, entre tantas outras pequenas ações de índole duvidosa realizadas pelas pessoas diariamente, em busca desta satisfação por algum status.
Para o autor este tipo de atitude não em muito sentido, já que o elemento em comum que em tese une o grupo não é o amor e ternura e sim a vontade de disfarçar o vazio humano. O autor compara esta ação com o mito de Danaides, onde as irmãs foram condenadas a passar suas vidas a encher um vaso furado.
O autor faz um apelo mostrando que devemos perceber que nossas decisões não sejam feitas a partir de status sociais para enfim encontrar nossa realização plena. Podemos destacar uma frase do autor que traduzido para o português teria o seguinte sentido:
“ Enquanto você tiver medo de se ser rejeitado, você se nunca se sentirá completo”
Lucas Keidi
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No artigo Lewis descreve os tipos de grupos que encontramos na em nossa vida. Quando crianças as pessoas vivem em círculos que são formados simplesmente por integrantes que se sentem bem com o mesmo tipo de atividade. Neste meio qualquer pessoa que se interessar entrar é bem-vindo, o grupo está aberto para novos integrantes. Existe também o segundo tipo de círculo, é aquele que é exclusivo. Onde não é aceito qualquer pessoa, as pessoas precisam estar dentro de um padrão específico para participar deste tipo de círculo.
No segundo círculo a vontade de participar se dá pela suposta superioridade que ser membro confere em relação as outras pessoas, são grupos excludentes. Se as pessoas estão juntas com o objetivo de exibir suas roupas de marcas, seus celulares de última geração que são aprovados pelo grupo, e não por gostar de passar o tempo juntos uns aos outros então essas pessoas formaram um inner ring.
Lewis alerta que essa vontade de pertencer ao círculo para ganhar um rótulo qualquer, um atestado de popular, vencedor, inteligente é a principal causa das maldades cotidianas. O escritor diz claramente que ninguém irá lhe oferecerá dinheiro para tentar te corromper, mas quantas maldades são feitas só para entrar nesses grupos, só para estar dentro dos padrões estabelecidos.
Deve-se pensar de maneira bem clara se entrar nesses grupos irá trazer a felicidade ou se apenas irá preencher um vazio interior que as pessoas possuem. A realização está em fazer aquilo que gostamos, ser o que realmente se é de verdade, deixando de lado a preocupação de seguir rótulos imposto pela sociedade e seus “inner ring”.
Lucas Adalto
Palestra Prof. Paulo Marcio
Na última quinta feira (19/05), tivemos a presença do Prof. Paulo Marcio no CERIn para uma palestra sobre: "Visão Geral sobre Proteção de um Sistema Elétrico - contra o que proteger, porque proteger e como proteger."
Os Sistemas Elétricos de Potência estão constantemente expostos às varias contingencia, tais como: descargas atmosféricas, catástrofes naturais, falhas na operação, falhas em seus dispositivos (geradores, transformadores, cabos, disjuntores, chaves de manobra, barramentos, reles, motores, etc.). Com o fim de minimizar danos e manter a maior parte possível dos sistemas em funcionamento, tais áreas afetadas devem ser isoladas por meio dos sistemas de proteção. Assim, é necessário um sistema de proteção seletivo e eficaz para assegurar a confiabilidade e a continuidade no suprimento de energia.
O professor também citou alguns instrumentos de proteção, como os TC (transformadores de corrente), TP (transformadores de tensão), relés de proteção e disjuntores e também explicou um pouco sobre as proteçoes de transformadores, de barramento e de linha.
Resumindo, foi uma ótima palestra, aprendemos muito. Obrigado Prof. Paulo Marcio.
Palestra do Prof. Zambroni
Durante a aula do Prof. Paulo Ribeiro, no dia 7 de Abril, nós, alunos do curso de Engenharia Elétrica tivemos o prazer de assistir o Prof. Dr. Antonio Carlos Zambroni de Souza, que ministrou uma palestra com o tema: Apagões- Sistemas de Potência.
Na palestra, o Prof. Zambroni discutiu problemas relacionados à parte técnica dos sistemas elétricos de potência e mostrou através de situações reais de apagões, os devidos procedimentos para que o problema fosse corrigido.
Porém, a palestra foi muito além. O professor evidenciou o lado social da profissão, destacando a importância da parte humana na formação de um bom engenheiro e consequentemente, deixando claro a função do engenheiro eletricista: estimar a qualidade e conforto na vida da população.
Desta forma, gostaríamos de agradecer grandemente ao Prof. Dr. Zambroni pela palestra ministrada e por nos dar essa oportunidade de aprendizado. Esperamos ter a honra de assistir outras palestras dele.
Paletra sobre SmartGrid no auditório do CERIn
Vídeo 1 :
Smart Grid Possibilita a comunicação de duas vias entre concessionaria e seus cliente ,possibilitando a mudança rápida das centrais elétricas mudarem rapidamente a demanda necessitada , além disto ele,Smart Grid, sensoriza as linhas de transmissão, informando, tornando assim mais eficiente e mais confiável .
O Smart Grid Também possibilita a integração de novos componentes como paines fotovoltaicos ,e pás eólicas e carros recarregáveis . A Smart Grid irá torna o sistema de transmissão mais eficiente possibilitando a integração e interação entre todo país.
https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/smart_grid.html
Video 2 :
Smart Meters são medidores inteligentes , instalados no lugar do antigo medidor, permitindo transferência automáticas e complexas entre a casa e o fornecedor de energia , possibilitando uma redução de custo de energia .
Smart Appliances seriam aparelhos interligados pela Smart House através do sistema EMS(energy management system) possibilitando a ligar/desligar os aparelhos a longa distancia e também são capazes de receber informações do fornecedor de energia para evitar o uso em horários de picos de demanda.
https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/smart_home.html
Video 3:
Smart Grid será capaz de fazer um melhor de recursos de energia renovável , além de disto permitira o armazenamento de energia podendo absover o excesso de energia eólica e solar, suavizando a variabilidade do vento e dos recursos solares.
https://www.smartgrid.gov/the_smart_g…/renewable_energy.html
Video 4:
O Time-of-use Progam encoraja a utilizar a energia em horários de baixa demanda oferecendo um preço de uso menor , desta forma possibilitando uma distribuição mais uniforme e confiável , garantindo um fluxo constante .
O Home Energy Managemente System ira auxiliar aproveitar o máximo o uso do time-of-use ,acessando por um dispositivo móvel , será capaz de verificar a variação do preço .
https://www.smartgrid.gov/the_smar…/consumer_engagement.html
Video 5:
Phasor Measurement Units (PMU) ,é um Smart Grid que oferece uma solução ao problema de monitoração e controle do sistema de transmissão elétrica, ele coleta amostras de tensão e corrente muitas vezes por segundo de um local ,assim fornecendo instantaneamente o trabalho do sistema de transmissão , detectando problemas de oscilações .
O Grid “Self-Healing”, são Smart Grids que permite controlar o sistema de transmissão , ajudando amortecer oscilações de potencias indesejadas e evitar fluxos indesejáveis que só desperdiçam energia .
https://www.smartgrid.gov/the_smart_…/operation_centers.html
Video 6 :
Quando a uma interrupção de energia , os smart grids percebem esta variação habilitando ,por outra vias , caminhos novos para que a área ,que foi afetada pelo problema na rede , de forma rápida , impedindo que a aquela área sofra com a falta de energia , visto que essa resposta pelo Smart Grid é rápida. Além disto otimizam o equilíbrio entre potencia ativa e reativa impossibilitando mais danos a rede de transmissão .
https://www.smartgrid.gov/th…/distribution_intelligence.html
Video 7:
Plugn-in Electric Vehicles (PEVs) são veículos elétricos que possuem um plug hibridro , e a Smart Grid terá a infra estrutura necessária para a instalação dos PEVs , podendo reduzir os gastos para recarregar , fazendo que o carro carregue no momento mais ideal, além de garantir que o carro esteja carregado quando for necessário utilizar ele e também ser capaz de exigir um recarga imediata quando você precisa do carro.
https://www.smartgrid.gov/the…/plugin_electric_vehicles.html
Video 8:
Os Smart Grids possibilitam a monitorar todo o sistema de distribuição , componente por componente, diminuindo desta forma as perdas energéticas e a mal distribuição de energia , assim diminuindo os gastos de energia , além de que os Smart Grids possibilitam a integração de pás eólicas e paines fotovoltaicos que geram créditos para abater no preço da conta de energia
PALESTRA PROFESSOR BONATTO
Com o objetivo de agregar conceitos importantes aos ingressantes em projetos de engenharia, no dia 14/04/2016, o professor Benedito Donizeti Bonatto ministrou uma palestra aos alunos do curso de Engenharia Elétrica da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) que fazem a disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica.
O foco deste encontro foi falar sobre os desafios que novos engenheiros irão enfrentar ao se formar nos próximos anos, temas como energia renovável e armazenamento de energia receberam grande ênfase.
Com o propósito de ilustrar um projeto de energia renovável, foi citada uma pesquisa implementada na UNIFEI, em especifico em um de seus centros de pesquisa o CERIN (Centro de Excelência em Redes Elétricas Inteligentes), onde sobre o teto do edifício em questão já existem diversas placas fotovoltaicas e ainda existe planos para colocação de novas unidades.
A respeito desse tema, o professor Bonatto mostrou um esboço de como é a magnitude da geração de energia por essa fonte solar. Com base nesse desenho foi possível notar que a grande desvantagem dessa fonte de energia é que ela não é capaz de produz energia de forma constante, pois está sempre dependendo do sol. De modo análogo, outras fontes renováveis como a energia eólica não são capazes de produzir energia de forma intermitente, sendo assim, é evidente que além de uma busca por energias renováveis é preciso se estudar formas eficientes de armazenamento de energia.
Vale ressaltar, que a produção de energia através dos telhados verde é capaz de produzir energia durante todo o dia. Isso ocorre devido a características que as plantas possuem de armazenar energia.
Também foi feita uma introdução a grade curricular da Engenharia Elétrica da UNIFEI. Muitos ingressantes têm certas idealizações do que é o curso, porém poucos conhecem a estruturar curricular de fato, quais matérias obrigatórias deverá concluir a fim de conseguir seu diploma, bem como quais optativas poderá cursar e a ênfase que nossa faculdade dá ao ensino de elétrica. Nesse sentido essa discussão se faz importante, evita certas surpresas e ajuda os alunos a perceberem se realmente fizeram uma escolha de curso que se encaixa em seu perfil. Os primeiros períodos têm uma carga muito alta de disciplinas básicas, das áreas de física e matemática, a fim que o aluno não tenha dificuldades posteriormente nas ferramentas de cálculo e conceitos físicos que regem as matérias profissionalizantes, que por sua vez começam a aparecer em grande escala a partir do quinto período. Já nos últimos períodos a UNIFEI dá ênfase a elétrica de potência, tendo grandes profissionais formados na instituição e professores com grande conhecimento na área.
A palestra se fez muito construtiva e assim como as outras ajudou com que os alunos tivessem uma visão mais geral sobre o curso escolhido, instigando a curiosidade e a vontade de buscar-se o conhecimento, ajudando na importante escolha da carreira, da qual sobreviveremos, sem dúvidas o professor Bonatto, apesar de ter poucas horas, nos motivou e contribuiu para nosso crescimento pessoal e profissional.
Our English Syllabus
Neste artigo, C. S. Lewis inicialmente discute a diferença entre educação e formação profissional, bem como a diferença mais sutil entre o ensino e a aprendizagem. O autor cita Aristóteles e diz que a educação deve ser a preparação para o lazer, que é o fim de toda atividade humana. O objetivo da educação é produzir um "bom homem" e um "bom cidadão". Este homem de sentimento bom e bom gosto, e do homem interessante e interessado, e quase um homem feliz. Além disso, ele salienta que a formação profissional visa preparar o homem não para lazer, mas para o trabalho. Na educação, o mestre é o agente e o aluno é o paciente.
Lewis salienta que os professores são as pessoas designadas para moldar os alunos a se tornarem mais humanos. O seu objetivo é transformá-los em bons homens, mas para isso é necessário que o aluno contribua com obediência e humildade. Uma vez que o aluno tenha sido "humanizado" e está fora da escola, ele se torna um estudante universitário e um ser humano e então começa a buscar o conhecimento para seu próprio bem em vez de ser ensinado pelo professor. A partir de então ele tem que decidir o que ele quer saber "mais" sobre.
O autor é projetado para nos alertar do fato de que a educação tornou-se não só confundida com treinamento, mas em grande medida subsumido por ela. Atualmente, quando pensamos em educação a vemos como um trampolim na maneira de conseguir um emprego. Até certo ponto isto é inevitável, como o conceito antes da educação foi baseado em sociedades onde a desigualdade hierárquica foi assumida e onde a educação foi limitada àqueles com bastante tempo livre para dedicar a ela. Temos de apontar para encontrar um equilíbrio entre as duas formas:
"Quando as sociedades se tornaram, em esforço, se não em realização, igualitária, somos apresentados a uma dificuldade. Para dar educação a todos e dar a ninguém a formação profissional é impossível, para eletricistas e cirurgiões devemos ter e eles devem ser treinados. Nosso ideal deve ser o de encontrar tempo para a educação e formação: o nosso perigo é que a igualdade pode significar formação para todos e educação para nada... É contra este perigo que schoolmasters tem que lutar, pois se a educação é espancada por formação, a civilização morre. Isso é uma coisa muito provável que aconteça. Um dos erros mais perigosos incutiu em nós pelo otimismo progressista do século XIX é a ideia de que a civilização é automaticamente obrigado a aumentar e se espalhar. A lição da história é o oposto; civilização é uma raridade, obtida com dificuldade e facilmente perdidos... E se você pressionar para saber o que quero dizer com a civilização, eu respondo 'Humanidade', pela qual eu não quero dizer bondade tanto quanto a realização da idéia humana. A vida humana significa para mim a vida dos seres para quem as atividades ociosas de pensamento, arte, literatura, conversação são o fim”.
Na sequência, o autor começa a falar sobre a aprendizagem. Ele diz: "Agora aprendizagem, considerada em si mesma, tem, no meu ponto de vista, qualquer ligação com a educação." Aprender é uma atividade para os homens que já foram humanizados pela educação. Homens que querem aprender devem ter uma sede de conhecimento. As universidades são "instituições para o apoio e incentivo de homens dedicados ao aprendizado." O estudante universitário deveria estar começando a seguir aprendendo para sua própria causa. De acordo com Lewis, as universidades são lugares de aprendizado e não de ensino e educação. Esta não é a situação ideal de acordo com o autor, porque ele deve ser trabalho na universidade para assumir que seus alunos já são humanos e agora ajudá-los a ver alguns retratos da realidade.
Lewis escreve que "a educação é essencialmente de homens livres e de formação profissional para os escravos." Enquanto a educação nos prepara para o lazer e produz, no final, um "homem bom" e "bom cidadão" através da aprendizagem, da formação profissional não é para lazer, mas para o trabalho. No entanto aprendizagem profissional é inegavelmente necessária para sobreviver neste mundo onde o dinheiro é, infelizmente, mais apreciado do que o próprio conhecimento. Isto significa que temos de encontrar tempo para "ambos".
Por fim, ele fala especificamente sobre o programa Inglês. Ele diz que a questão adequada para um estudante calouro não é “O que vai me fazer o melhor?”, mas sim "O que eu quero saber?”. Lewis diz que os estudantes devem esquecer auto-aperfeiçoamento durante os anos de faculdade eabsorverem "conhecer uma parte da realidade, uma vez que é em si mesmo." Ele diz que o problema com uma escola compósito é que ela foi composta por uma comissão de professores. "A vida de aprendizagem não sabe nada desse arranjo enciclopédico bem equilibrado", e se os alunos querem aprender desta forma eles podem permanecer na escola. Os alunos devem abandonar esta abordagem estruturada e "olhar a realidade na matéria." Ele diz que os alunos devem escolher o seu próprio caminho e eles são velhos demais para ter seu menu de educação elaborado por eles. "Aqui está o que você ama, a sua pá, sua pesca devemos então atacar, ir e obter um jantar", diz Lewis.
Palestra Prof. Jacques
No dia 03 de Março de 2016 tivemos a honra de prestigiar uma palestra muito interessante do Professor Jacques Miranda Filho. A mesma ocorreu no bloco X, na sala de aula X1303, durante a aula do professor Paulo Ribeiro. Jacques possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Itajubá (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2005) e doutorado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, tendo trabalhado na Escelsa desde janeiro de 1976 até junho de 2006.
Durante a palestra Jacques nos contou sua vasta experiência na área de Engenharia Elétrica durante seus quarenta anos de profissão e foram nos apresentado diversas situações vividas por ele dentro da área de engenharia e também situações ocorridas durante a sua vida pessoal. Tivemos momentos de descontração e momentos emocionantes, além de muito aprendizado que serão levadas por todos nós ao longo de nossas vidas.
Jacques nos mostrou ser um homem de família, religioso, de grandes amizades e de caráter. Alertou-nos que devemos sempre fazer as coisas bem feitas. Apresentou-nos que antes de sermos engenheiros, somos seres humanos e devemos levar sempre nossos princípios acima de tudo nas atitudes que iremos tomar. E lembrarmos sempre que em primeiro lugar temos Deus e uma família.
A Equipe Telhado vegetal agradece por ter a oportunidade de ouvir esse excelente profissional na área de Engenharia Elétrica. Iremos levar cada ensinamento e essa demonstração de humildade durante toda nossa vida acadêmica, profissional e principalmente pessoal. Muito obrigado professor Jacques.