Referencial Teórico (Resumo)
- telhadovegetal
- 6 de abr. de 2016
- 4 min de leitura
Tensão (DDP, FEM):
Sua definição é, quantos Joule para transportar uma carga de Coulomb, de um ponto A
para um B. Medido em Volts.
Corrente:
Quantidade de carga que atravessa uma secção reta de um condutor por segundo, sendo medido em Amperes.
Potência:
Quantidade de Joule dissipada por segundo, sendo medida em Watts.
Efeito da Corrente no Corpo Humano:
Corrente limite de fibrilação é a corrente máxima que o corpo humano suporta, sendo necessário projetar o aterramento para maior segurança.

Figura 1: Efeitos da Corrente no Corpo
Descargas Atmosféricas
Raio: é uma descarga elétrica de grande intensidade, que ocorre na atmosfera, devido a movimentos intensos no interior da nuvem. Podem acontecer tanto nas nuvens quanto na interação nuvem terra.
Se o raio cair bem em cima da pessoa, não tem jeito, a morte é instantânea, com raras exceções. Além de provocar danos irreversíveis ao sistema nervoso e ao coração, o raio literalmente torra a vítima. Mas esse tipo de acidente é raro, o mais comum é a pessoa ser atingida de forma indireta, recebendo a corrente pelo solo ou por ramificações laterais do eixo principal do raio.
Tipos de Corrente
Corrente Contínua(CC ou DC): Uma corrente é considerada contínua quando nãoaltera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa. Desenvolvida por Thomas Edison, são representadas por baterias e pilhas.
Em circuitos que existem corrente contínua, é mais usual uma aplicação direta da Lei de Ohm, e algumas outras teorias como por exemplo Kirchhoff.
Onde V é a tensão (Volts), R é a resistência (Ohms) e I a corrente (Amperes).
Leis de Kirchhoff:
1º Lei:
“ A soma das correntes que chegam em um nó deve ser igual à soma das correntes que dele saem”
2º Lei :
“A soma algébrica das tensões ao longo de uma malha elétrica é igual a zero .”
Elementos do Circuito
Resistores: São os componentes passivos do circuito ou seja, não aumentam a intensidade da corrente ou da tensão, dissipando a energia em várias formas por exemplo a de calor.
Para saber qual resistor se está usando na prática, foi criada uma tabela de cores para a indicação deles.

Figura 2: Tabela de Cores para Resistores
Com ela se torna mais simples a identificação de qual resistores
está se usando e também seu erro.
Corrente Alternada (AC):
É aquela que é gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas casas. A característica dela é que não tem uma polarização, ou seja, não possui um pólo positivo e outro negativo definidos como ocorre na corrente contínua. Por isso, seu sentido alterna, e seus pólos são chamados de fases, porque cada um deles assume as duas condições. Ela é usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia. Na corrente alternada, podemos usar uma alta tensão para transmitir com velocidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por isso ela é usada pra essa finalidade.
Sistemas trifásicos
A utilização dos sistemas trifásicos em toda a cadeia de energia tem um carácter praticamente exclusivo. Somente a nível da utilização vamos encontrar um significativo e variado número de aparelhos, assim como instalações de pequena potência alimentadas com tensões monofásicas.
A simplicidade de construção, menores custos e grande fiabilidade de funcionamento dos transformadores trifásicos e ainda dos motores assíncronos de campo girante de emprego generalizado e que não têm equivalente em monofásico, justificam só por si a existência de sistemas trifásicos.
O motor de indução é o motor AC mais usado, por causa de sua simplicidade, construção robusta, baixo custo de fabricação e boas características de funcionamento. Estas características do motor de indução resultam do fato de ser o rotor uma unidade auto-suficiente que não necessita de conexões externas. O nome do motor de indução é derivado do fato de serem induzidas correntes alternadas no circuito do rotor, pelo campo magnético girante produzido nas bobinas do estator.
Medidores de corrente
Medidor de energia elétrica, popularmente chamado de relógio de luz, é um dispositivo ou equipamento eletromecânico e/ou eletrônico capaz de mensurar o consumo de energia elétrica. A unidade mais usada é kWh. Está presente na maioria de casas e habitações no mundo moderno. Pode ser ligado diretamente entre a rede elétrica e a carga (casa) ou através de transformadores de acoplamento de tensão e/ou corrente.
Medidores inteligentes
A Ecil Energia, em parceria com a EDP Bandeirante, desenvolveu uma linha de medidores inteligentes o MD1400, MD2400-1E e MD2400, MD3400 e MD-3500 aderentes ao conceito de Smart Grid.
A linha de medidores inteligentes compreende o modelo monofásico, bifásico e trifásico, utilizados para medições residenciais e comerciais. Estes equipamentos apresentam funcionalidades de combate a fraude, medição de corrente de neutro, corte/religamento remoto e comunicação sem fio. Utiliza o conceito “Smart Energy” em conjunto com a tecnologia Zigbee para comunicação sem fio, suportando topologia de rede MESH, o que proporciona uma grande flexibilidade na composição das redes.
Tais características fazem com que esta linha de produtos seja ideal para utilização em AMR e AMI, a solução completa é composta pelos medidores, um elemento coordenador de rede e um sistema de gerenciamento remoto, que utiliza os conceitos de Home Area Network (HAN) e o NAN (Neighborhood Area Network). Todos os elementos do sistema, também fizeram parte do desenvolvimento.
A rede HAN, responsável pela conexão entre eletrodomésticos e o medidor de energia, permitirá ao consumidor gerenciar o seu consumo em tempo real, minimizando os custos, pois possibilita programar o desligamento de eletrodomésticos nos horários de “pico”. A solução também permite a tarifação por Pré-Pagamento, onde o consumidor poderá gerenciar melhor sua despesa mensal com energia elétrica.
Através da rede NAN, as Centrais de Distribuição poderão trocar informações e comandar os medidores, gerenciando de forma individualizada cada consumidor, podendo ainda detectar falta de energia em cada residência, aplicar novas modalidades tarifárias e fazer corte e religamento remoto.
Correntes Trifásicas
A corrente alternada é gerada em larga escala e a com baixo custo. A energia trifásica é gerada através de um gerador que possui três enrolamentos separados fisicamente de 120° entre si, resultando em três tensões induzidas defasadas de 120°.
Existem dois tipos de fonte de tensão trifásica, a ligação em estrela e a ligação em triângulo. Na ligação em estrela umas das extremidades de cada fase é interligada entre si e desta ligação é extraído o neutro do circuito. Já na ligação em triângulo as extremidades dos enrolamentos são interligadas de maneira a formar um triangulo.
Comments