Avaliação do Aprendizado no Curso de ELE101
- telhadovegetal
- 27 de jun. de 2016
- 7 min de leitura
A disciplina de introdução a engenharia elétrica sendo ofertada no início do grade do curso de engenharia elétrica é um ótima iniciativa para que os alunos iniciantes tenham uma visão de como é a área de atuação do curso em que estão, pois esta disciplina oferece tanto desafios teóricos e práticos como as pesquisas envolvidas que são para uma eventual solução de algum problema ou criação de novos produtos beneficiando toda a sociedade, desta forma os alunos trabalham em grupo que é algo de extrema importância para o meio empresarial e de crescimento pessoal, pois trabalhar em grupo é um desafio a todos e claro que não poderíamos deixar de contar com as instruções do professor orientador Paulo Ribeiro, considerado um dos grandes ícones desta instituição, devido a sua vasta experiência e claro o seu grande conhecimento que além de nos proporcionar curiosidades também nos proporciona a busca de conhecimento em diversas áreas tanto na engenharia quanto social, sem dúvida está disciplina é de muita importância a todos os ingressantes.
Everton Pereira Benedito
Ao longo desse 1º semestre de 2016 tive a oportunidade de participar dessa disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica (ELE101) ministrada pelo professor Paulo Ribeiro. Antes de me matricular na disciplina estava desmotivado em ter que cursar uma disciplina de 1º período, devido ser aluno de transferência externa e já estar no 7º período do curso de Engenharia Elétrica (há 2 anos na UNIFEI). Mas depois de iniciar a mesma percebi que estava enganado e tive o privilégio de ser aluno de um grande profissional na área de Engenharia Elétrica e com um vasto currículo.
O professor Paulo Ribeiro buscou nos mostrar sua trajetória ao longo do dia a dia contando-nos um pouco de sua vasta experiência como engenheiro por diversos lugares do mundo que o fez se tornar esse excelente profissional reconhecido. Uma grande pessoa de caráter, inteligente e, acima de tudo, um grande motivador.
Durante o curso foi nos apresentados todos os conhecimentos que são necessários ter um engenheiro eletricista, tais como: conhecimentos de critérios, padrões e especificações, de dados técnicos, práticos, para resolver problemas, do designe instrumental e das ciências naturais. Esses conhecimentos representam uma base para depois começarmos a criar, inovar e inventar.
A disciplina se mostrou interessante por mostrar diversas coisas que não me apresentaram quando ingressei na UNIFEI. As aulas foram bem dinâmicas e proveitosas. As palestras com alguns professores das disciplinas de Engenharia Elétrica serviram de motivaçãopara seguir em frente e não desanimar com um dos cursos mais difíceis da universidade. O projeto me deu a oportunidade de conhecer e trabalhar com pessoas diferentes, trabalhar em equipe, organizar o dia a dia, trabalhar com pesquisas e acima de tudo grandes aprendizados.
Enfim, todos os ensinamentos e amizades que foram proporcionados serão levados para o restante do curso e para a vida profissional como engenheiro daqui a alguns anos. Muito Obrigado professor Paulo Ribeiro, colegas de classe, monitores e palestrantes.
Leandro Martins Fernandes
A disciplina por apresentar uma metodologia diferenciada das demais, proporciona um entusiasmo maior devido ao fato de se trabalhar de uma forma diferente da rotina em que estamos acostumados. Além disso, poder aplicar o conhecimento específicos durante um projeto se mostrou uma forma de grande aprendizagem, acredito que o conhecimento absorvido é maior do que se ficar sentados estudando várias horas ao dia. No entanto, essa rotina de trabalho e projetos exige uma grande demanda de tempo dificultando assim a aplicação deste métodos a outras disciplinas de períodos mais avançados, pois em períodos posteriores ao primeiro a grade do curso de Engenharia Elétrica possui elevada carga horária
Rony Mira Magalhães
Eu aprendi nas aulas de ELE 101 (Introdução a Engenharia Elétrica) diversos campos de trabalho para um engenheiro eletricista, por exemplo: a geração, distribuição e transmissão de energia relacionada a Smart Grid (Redes Inteligentes), uma das coisas que gostei do curso foi o professor encarregado da disciplina, o professor Paulo F. Ribeiro, que convidou em diversas aulas outros professores e profissionais que trabalham em um outro ramo da engenharia ou a um ramo de trabalho diferente da engenharia, o professor também soube exigir trabalhos e aprendizagem de seus alunos, e incentiva seus alunos a se tornarem pessoas de bem e a serem engenheiros responsáveis e honestos.
Henderson José Alves Nogueira
A disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica foi de grande importância para agregar conhecimento na formação acadêmica. Nesta matéria pessoas com grande experiência compartilharam um pouco de seu conhecimento com todos os alunos. Eu como discente consegui entender melhor certas áreas de atuação de um engenheiro.
Lucas Adalto Costa Lemes
Bom o curso de ELE101 , mostrou um pouco sobre as principais áreas de elétrica , além de um curso em que tivemos que desenvolver um projeto em que realmente sentimos todas as dificuldades e satisfações que envolve um trabalho , vale ressaltar o alto teor informativo das palestras mostrando que engenharia não há apenas um caminho a seguir , e sim uma gama de possibilidades. Em suma , foi um curso com um leque de informações que me fez abrir olhos a novos horizontes e me animando mais ainda a progredir nesta difícil caminhada da vida.
Igor Salgado Godoy
A disciplina de “Introdução a Engenharia Elétrica” foi bastante útil para que os alunos pudessem ter uma visão mais ampla sobre a carreira que irão seguir. As diversas palestras ao decorrer do semestre nos mostraram não só as áreas de atuação do engenheiro eletricista, como também serviram de motivação para todos nós. Tivemos a oportunidade de assistir palestras de grandes profissionais, com bastante experiência nas áreas em que atuam. As aulas do professor Paulo Ribeiro foram muito dinâmicas, foi uma enorme honra ouvir todas as suas histórias e poder aprender um pouco mais da profissão com ele. Creio que aprendemos não só como ser um bom engenheiro (a), mas também a importância de ser uma boa pessoa, que corre atrás de seus sonhos. Acredito que ter visto, tão de perto, seu amor pela engenharia me motivou na busca de ser, também, uma grande engenheira. Além disso, o projeto proposto em equipe nos fez aprender a trabalhar em grupo, uma ferramenta essencial na profissão que escolhemos.
Isabella Fortes
Ao longo dos 4 meses que estivemos cursando a disciplina de Introdução de Engenharia Elétrica, podemos levar ótimas experiências da aula em si, onde professor proporcionou aos alunos envolvidos um método diferente de aprendizado, onde não ficaríamos presos a estudar um certo tipo de “conteúdo” para as provas, e sim teríamos que nos envolver em um projeto em grupo onde os alunos iriam se organizar e trabalhar em um tema escolhido em comum acordo entre eles, conciliando com suas rotinas para tornar a realização deste trabalho viável.
Paralelamente ao trabalho, nas aulas os alunos debatiam textos escolhidos pelo professor, em sua maior parte textos sobre ética e moral, dando enfoques aos valores que serão necessários para a nossa formação de engenheiro futuramente. Também tivemos palestras de vários professores onde contavam suas experiências e um pouco de sua formação, e alguns ramos da engenharia elétrica.
Em suma as aulas ajudaram muito a dar uma visão sobre a nossa formação de engenheiro elétrico, importantíssimo para os alunos recém ingressantes, além de dar uma experiência de trabalho em grupo, importante para após a faculdade. Para mim e os demais alunos em períodos diferentes, foi um pouco difícil conciliar as atividades e trabalhos com a carga horária, que em períodos mais adiantados se torna mais maçante, entretanto a experiência de participação na disciplina foi ótima.
Lucas Keidi
Ao me formar no ensino médio, e passar pelo momento de escolher um curso superior para cursar, muitas dúvidas surgiram, e mesmo após escolher Engenharia Elétrica na UNIFEI ainda não estava tão certo do que queria. A matéria de Introdução à Engenharia do professor Paulo Ribeiro, nos dá uma boa visão geral do que de fato é a carreira, e se faz importante no sentido de orientar os alunos que começaram a trilhar seus caminhos profissionais. Palestras com professores experientes que já passaram por onde estamos, comentando sobre suas histórias, dificuldades, e felicidades ao longo de sua carreira, são muito construtivas e auxiliam nas respostas às muitas dúvidas que tinha anteriormente, se realmente havia escolhido o curso que mais se adequasse a mim. A grade curricular da engenharia se inicia com muitas matérias de cálculo e física, matérias básicas necessárias para se construir e analisar os modelos teóricos, mas de fato, pouco vemos sobre elétrica no início, sendo essa disciplina de introdução responsável pela motivação dos alunos, algo muito complicado no pouco tempo que temos, porém muito bem eficaz e conduzida pelo professor responsável. Com uma metodologia diferenciada e introduzindo os estudantes a projetos práticos, o conhecimento que recebemos e a maneira com que abrimos nossos olhos para a engenharia, olhando de dentro, e não apenas de fora quando estudamos a teoria, vivenciando o que é, e como possivelmente será nossa futura carreira. Particularmente tive minhas certezas sobre minha boa escolha de curso nesta disciplina e todo conhecimento prático, bem como o repassado por pessoas mais experientes, foram de grande ajuda para o bom prosseguimento do curso, e um crescimento pessoal, me tornando mais responsável, sendo capaz de cumprir prazos e a trabalhar em equipe e podendo ter uma boa ideia do que se trata a Engenharia Elétrica, que fará parte de minha vida de forma muito marcante daqui em diante.
João Bosco
A disciplina "Introdução a Engenharia" é muito importante, ao meu ver, pois nos permite um amplo conhecimento de diversas áreas da engenharia, áreas essa que nunca ouvimos falar muitas vezes. E a disciplina sendo comandada pelo professor Paulo Ribeiro nos deu muito essa oportunidade, com as palestras sobre assuntos diversos e de professores falando um pouco de suas experiências como engenheiro. Só tenho a agradecer ao professor.
Bruno Bravo
No curso de ELE 101, o professor Paulo Ribeiro nos apresentou um pouco da realidade da engenharia elétrica. Foi mostrado problemas e dificuldades que um engenheiro está propício a passar, assim nos preparando.
Vimos também palestras que ajudou a nos alertar sobre o futuro, instigando a inovar, aprender, praticar, desenvolver, ouvir e otimizar. Outro ponto que o me chamou a atenção foi a importância da humildade, não só na engenharia, mas também na vida.
O projeto ajudou a aumentar nosso conhecimento, tanto na área de elétrica quanto em outras áreas, mostrando a dependência de outras áreas de conhecimento e grande importância do trabalho em grupo. Além de nos tirar um pouco da nossa rotina de sala de aula.
Por isso a disciplina é muito importante para o aprendizado e para certificar que nos identificamos com a engenharia elétrica.
Pedro Passos
Comments