Reciclagem de materiais
- Everton Pereira Benedito
- 9 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Reciclagem é um termo usado para a transformação de matérias que são usados para serem reutilizados e transformados em novos objetos de consumo.
"A imagem da Terra vista pelos astronautas teve a virtude de nos incutir a consciência de que, longe de habitar um espaço infinito, habitamos uma espécie de nave espacial isolada, dentro de uma cápsula de recursos constantes, que consumimos, e que somente não esgotamos porque reciclamos. Este conceito da necessidade de reciclagem - de nada perder, de nada destruir, de tudo usar de novo - desta cápsula de recursos constantes acordou-nos para a ameaça da poluição, que interrompe o processo de reciclagem pela inutilização do recurso ou pelo envenenamento." (Silva, 1975:1).
Com o crescimento da população, em consequência temos o desenvolvimento de cidades e claro do país, proporcionando o maior consumo de matérias que são utilizados pela população e a poluição também vem crescendo conforme o crescimento destes, uma das maneiras para evitar este problema ambiental há muitas ONG’s e GOVERNOS que cobram uma postura de extrema responsabilidade de empresas e claro da população quanto a este gravíssimo problema ambiental A POLUIÇÃO.
Uma das maneiras fácil e mais completa de evitar a poluição ambiental é a reutilização de objetos que são considerados como ”lixo” é transforma-los em matérias reutilizáveis, estamos de frente com uma atitude que além de priorizar a vida natural do ecossistema, isto também proporciona uma vida longa para o planeta cuja é o nosso maior problema global até o momento é o aquecimento global que vem sendo cada dia mais agravante e presente no dia-a-dia.
Materiais que são jogados na natureza e não se decompõe de forma rápida levando meses e até anos, em seguida temos uma tabela com as informações do tempo de duração de decomposição de alguns materiais, e é baseado em diversos tipos de solos em que estão presentes e são jogados.

Figura 1: http://www.lixo.com.br/content/view/146/252/
Estes materiais que são expostos como “lixo” são rejeitados em unidades selecionados como local ideal para rejeitos, como o famoso “lixão” e outros são desviados para unidades de reaproveitamento, A forma ideal seria a reciclagem pois ele minimizara o número de rejeitos nas unidades, proporcionando a redução da proliferação de doenças em solos que poderiam ser férteis para uma dada plantação e como consequência a não formação de chorume.
Segundo Oliveira e Carvalho (2004, p.100) “o chorume penetra no solo e atinge tanto as águas superficiais como as dos lençóis freáticos”.
Uma das atividades que vem sendo realizados por diversos pesquisadores e estudantes de universidades, é a reciclagem destes materiais para a criação de telhados verdes, segundo o Ferreira e Moruzzi (2007), diz que a ideia do telhado verde já é da época do tempo da babilônia como os jardins suspensos, denotado como uma das sete maravilhas do mundo antigo, e que nesta época o telhado verde era apenas considerado como estética
O telhado verde além de ser um projeto de extrema importância na vida do ecossistema ele também proporciona benefícios à população que vem utilizando este métodos como sendo a melhoria das condições térmicas do imóvel, com a isso pode-se dispensar a utilização de ar-condicionado , contribuindo também para a umidade do ar no imóvel melhorando a qualidade de vida do mesmo, a não formação de ilhas de calor que são formadas em centros urbanos, diminuição de enchentes pois o telhado verde tem o poder de impermeabilização extremo devido ao seu solo, e dentre outras o mais importante o combate ao aquecimento global, pois irá aumentar o número de área verde.
Na fabricação do telhado verde o material que é utilizado é a garrafa pet, a reciclagem do pet é a criação de ecomantas que é o principal material do telhado verde, estas ecomandas proporciona uma ótima drenagem de agua, fácil instalação , excelentes enraizamento pelas planta e tendo uma força que aguenta no máximo 50kg por metros quadrados sem danificar a estrutura do imóvel.
Portanto a utilização do telhado verde em residência, prédios e em geral qualquer imóvel, ele é considerado uma alternativa eficaz para a redução de materiais que seriam jogadas no lixo como a garrafa pet que é utilizado no projeto do telhado verde, desde modo a garrafa pet além de ser reutilizado (reciclado) ele deixara de ser um lixo comum e passa ser um dos matérias alternativa da conservação do ecossistema e claro o telhado verde além de ter seus variados benefícios tanto para a população ele proporciona o um grandioso benefício a natureza sendo viável e eficiente em relação a todos os seus benefícios a toda vida humana.
Referências:
Lucia Helena Araujo Fonseca. RECICLAGEM: O PRIMEIRO PASSO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Disponivél em http/semanaacademica.org.brsystemfilesartigosreciclagem.pdf.Acessado em: 22/05/2016.
Mariléia Muniz Mendes Alencar. RECICLAGEM DE LIXO NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALVADOR1. Disponivél em: http://www.gepexsul.unisul.br/extensao/2012/amb3.pdf .Acessado em: 22/05/2016.
Tales Gonçalves Visentin (*), Alcindo Neckel 2, Anaise Breda 3. TELHADOS VERDES COMO UM MEIO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES: PROPOSTAS RECICLÁVEIS DE PRODUÇÃO. Disponivél em: http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2015/VII-073.pdfAcessado em: 23/05/2016
Comments