top of page

Projeto Telhado Verde

  • telhadovegetal
  • 13 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

Introdução


1.1 Telhado Verde

Instalados em coberturas de residências, escritórios e qualquer outro tipo de construção, os telhados verdes permitem a implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções. Este, é um tema recente em uma sociedade que procura entrar em equilíbrio com o meio ambiente.

Apesar de sua tecnologia ter ganhado relevância recentemente, há registros de sua prática na Babilônia, chamado de jardins suspensos. No Brasil, o mais importante exemplo desse movimento é o Palácio Gustavo Cupanema.


Benefícios


Atualmente os telhados verdes são uma tendência atual da arquitetura por diversos motivos. Dentre eles estão:

  • Água: O telhado verde absorve grandes volumes de água em seus componentes, atrasando a liberação da água e reduzindo o volume de pico em um evento de chuva. Desta forma, evita-se o colapso do sistema de drenagem e reduz-se o risco de enchentes. Também atuam na filtragem de poluentes da água da chuva em grandes cidades, permitindo o seu reaproveitamento local.

  • Ar: Telhados verdes absorvem dióxido de carbono, produzem oxigênio e ajudam a retirar poeira e filtrar a poluição, trazendo de volta o verde à locais onde não é possível se cultivar árvores e jardins sobre o solo. Também reduzem substancialmente a reflexão solar, evitando a transferência de energia para o entorno e reduzindo o efeito de ilhas de calor - que mantém mais alta a temperatura de regiões inteiras durante o verão, além de reduzir a ventilação e aumentar a poluição do ar.

  • Energia Elétrica: Como causam efeitos sobre o desempenho térmico em edificações (melhoram a eficiência energética), os telhados verdes reduzem a necessidade de ar condicionado (menos horas de uso), reduzindo o consumo de energia elétrica.

  • Alimento: É possível se cultivar de tudo sobre um telhado verde. Hortaliças, legumes, folhagens, frutas e até mesmo grãos de grandes culturas como trigo, milho e feijão podem ser produzidos dentro da cidade.

  • Estética e Lazer : Estética é talvez o benefício mais aparente no uso do telhado verde - de fato, no mundo todo a maior parte dos telhados verdes têm sido construída para substituir coberturas empoeiradas e cheias de mofo. Telhados verdes acessíveis oferecem espaço de lazer sem que haja a necessidade de ocupar o disputado solo das cidades.

  • Biodiversidade: Telhados verdes criam ilhas de biodiversidade, atraindo aves e outros predadores que ajudam a reequilibrar a população de insetos e pequenos vertebrados.

  1. Instalação

Para a implantação dos mesmos, existem alguns desafios a serem cumpridos, podemos listar alguns deles:

  • Manutenção: Necessita certa manutenção para manter sua estrutura saudável e com boa aparência.

  • Custo: Investimento financeiro pode acabar sendo mais alto.

  • Local: Restrições quanto à estrutura podem inviabilizar o sistema.

  • Conhecimento: Necessita de mão de obra especializada para instalação para evitar problemas de vazamento e infiltrações.

Vale ressaltar que os custos desta aplicação podem variar consideravelmente de acordo com o sistema adotado e a mão de obra disponível, mas já existem empresas que fabricam módulos que facilitam a implantação e tornam a escolha mais viável.

A cobertura verde pode ser usada em construções com estruturas de metal, de concreto e de madeira. De acordo com o uso e o formato do telhado verde, ele pode ser montado de diferentes maneiras.

Os aspectos mais importantes para serem levados em conta são:

  • Resistência da estrutura;

  • Impermeabilização;

  • Camada de drenagem da agua de mais ou menos 7cm;

  • Manta permeável protetora para que as raízes das plantas não danifiquem a estrutura;

  • Camada de substrato de acordo com a vegetação desejada; Vegetação de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente.


Telhado Vegetal e a geração de energia


Uma nova tecnologia está em fase de testes na Holanda e consiste na geração de energia através da fotossíntese das plantas. Ou seja, os novos estudos prometem somar mais um benefício ao telhado verde: ele produzirá energia suficiente para abastecer metade de todos os gastos elétricos de uma casa normal. Para tanto será preciso apenas sol, água, carbono e plantas.

Quando a planta produz a glicose através da fotossíntese para o solo, uma interação com bactérias produzem elétrons e prótons. O que faz com que se possa usá-las para contribuir com a produção de energia.

1.5 Fotossíntese:

A fotossíntese é um processo bioquímico realizado pelos seres clorofilados. A planta sintetiza substâncias orgânicas de alto conteúdo energético, usualmente a glicose, a partir da presença de luz, gás carbônico (CO2) e água (H2O). No processo ocorre a formação de oxigênio (O2), que é liberado pela planta para a atmosfera.

A água e o gás carbônico são pouco energéticos, mas os carboidratos (glicose) produzidos são de alto conteúdo energético. Para isso, se utilizam de energia solar (fonte primaria de energia) que é captada na clorofila para transformar em energia química.


Nosso projeto constará de etapas que serão todas postadas constantemente na aba de projetos do Blog.


Objetivos


Tendo em vista os diversos benefícios trazidos pelo Telhado Verde, o grupo pretende

conhecer melhor o funcionamento, técnicas de instalação e manutenção do teto vegetal e estudar sobre a geração de energia através da fotossíntese das plantas. Além disso, fazer o levantamento dos diferentes tipos de teto vegetal e suas aplicações e identificar os tipos de construção mais adequados para a instalação do teto vegetal. Desta forma, após a realização de um levantamento de custo para sua implementação, poderemos nos certificar se existe a possibilidade de realizar um protótipo para estudos mais detalhados.


Justificativa


O uso do telhado vegetal é um tema pouco discutido academicamente, daí a relevância de estudá-lo. Esta tecnologia visa minimizar problemas socioambientais da atualidade, como por exemplo, as mudanças climáticas e a poluição atmosférica. Tecnologias como essa proporcionam maior isolamento térmico, uma vez que as coberturas das moradias são grandes responsáveis pelo desconforto climático. Além disso, estudos recentes apontam que as plantas contidas nos Telhados Verdes, podem ser aproveitadas para se gerar energia (através da fotossíntese das mesmas). Assim, há grande relevância na busca por novos meios ecologicamente sustentáveis que geram maior conforto climático, além de ser capazes de gerar energia elétrica.


Referências :

Telhado Verde


http://www.ecoeficientes.com.br/o-que-e-e-como-fazer-um-telhado-verde/

http://sustentarqui.com.br/dicas/vantagens-e-desvantagens-de-um-telhado-verde/

http://www.thegreenestpost.com/conheca-o-primeiro-teto-verde-que-produz-energia-do-mundo/

http://www.studiocidadejardim.com.br/

http://www.ecoeficientes.com.br/o-que-e-e-como-fazer-um-telhado-verde/

http://www.thegreenestpost.com/conheca-o-primeiro-teto-verde-que-produz-energia-do-mundo/


Fotossíntese


http://www.todabiologia.com/botanica/seiva.htm

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica9.php

https://www.youtube.com/watch?v=YZUC_e9SMVo


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page