Questionário da Visita ao Telhado Vegetal + Fotos
- telhadovegetal
- 18 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Entrevistado: Lucas Aguiar Souto Xavier
1. Em quantos passos é dividido a montagem do telhado? Explique cada passo.
Não há uma receita de bolo para este tipo de obra, pois há uma enorme variedade de tipos de telhados verdes, ao meu
ver há dois passos básicos, a impermeabilização com a implementação da capa de filtro com uma manta geotêxtil (bidim), membrana de proteção de raízes ( vinil emborrachado, lona de pvc de 200 a 500 micra), capa drenante ( argila expandida) e implementação de substrato.
2. Após quanto tempo da implementação é necessário fazer a manutenção do telhado? Como é feito a manutenção?
O telhado verde se a impermeabilização for feita de maneira correta, evitando problemas de infiltração, tem vida útil de até 100 anos, segundo o Dr. Gernot Minke, pois o telhado protegerá a estrutura de desgastes químicos e mecânicos com o passar do tempo, como chuva, vento, radiação solar, variações bruscas de temperaturas, partículas de bituminosas etc. é importante que a camada de substrato não seja muito fértil para que a vegetação cresça de uma maneira mais lenta.
3. Qual é o tipo de planta utilizada no telhado?
Como disse anteriormente não há uma receita de bolo, o tipo de vegetação que será utilizada irá variar de acordo com a estrutura do local que será implementado e a quantidade de substrato, podendo variar de plantas alimentícias como é o caso do - Hotel Fairmount em Vancouver onde é cultivado alimentos para seu próprio restaurante. Mas é recomendado em um telhado convencionais vegetais que crescam a sol pleno como lantana, rabo de gato, aspargo rabo de gato, grama esmeralda etc. É indicado o uso de plantas nativas, que ja estão habituada com o clima da região, e importante o estudo das raízes das plantas antes de utilizá-las no telhado, como a profundidade que ela irá alcançar.
4. Quais são os pontos positivos do telhado vegetal?
Inúmeras vantagens como aumento de área verde na cidade, produção de oxigênio, absorção de partículas bituminosas, isolante térmico e acústico, regulação da umidade, proteção contra incêndio, capacidade de retenção de água, atraso do desague de água, embelezamento da residência, propagação de aromas, aumento da quantidade de vida seja de insetos e aves polinizadoras como de vegetais.
5. Qual é o custo da implementação do telhado?
Varia muito, impossível dizer ao certo, mas é mais caro que um telhado convencional, mas há médio prazo o telhado verde irá se pagar devido a falta de manutenção (caso a impermeabilização seja bem feita), mas em um cálculo rápido, uma estrutura com vegetação baixa (grama) o custo gira em torno de 80 a 120 reais m2.
6. Visando os pontos positivos e o custo do telhado, como você classifica seu custo/benefício?
Vantajoso, mesmo sendo mais caro que um telhado convencional, sua vida útil e falta de manutenção garante que a médio prazo este telhado saia mais em conta, tudo se a impermeabilização for feita de maneira correta.
Comments